Feeds:
Comentários

O blog não morreu!!

Ma oe…

Sim, eu sei!!![discussão sobre o descaso com o blog e falta de fotos]

Bom, as coisas mudaram radicalmente por aqui, acabou a moleza, o bom [relativo] tempo e a vida pacata!!! Já estou em Lille [finalmente], já estou tendo aulas e já conheci os franceses [óóóó]!! Mas falo sobre isso depois.

Depois de minha viagem para Valence, eu sosseguei em Vichy e curti as duas últimas semanas com os brasileiros. No fim de semana seguinte aproveitamos para fazer um almoço num kebab e depois passar a tarde na tal prainha de Vichy jogando voley, tocando violão e aproveitando a vida!!! Foi uma boa tarde que acabou virando uma noite mas que não avançou pela madrugada, eu acho!!! Um fato interessante da prainha foi a festa dos chineses, nunca conhecidos por festejar e sair, eles fizeram uma grande noitada regada a muito whisky [até demais] e aprontaram muito em Vichy [expressão sessão da tarde!!].. No domingo pós prainha, eu tive a festa do gordinho [o neto da minha mère], fomos para aquele mosteiro abandonado, montamos as mesas do lado de fora e passamos a tarde comendo “””churrasco”””[fui enganado, me falaram que era churrasco, mas a definição de churrasco para eles era: frango feito no forno, arroz e comida marroquinha que parece esfiha de macarrão]. Além de toda a comida, diversão com o pessoal da minha casa e com a Gabi [brasileira da Poli], que também foi convidada, e tudo o mais, a festa foi interessante para conhecer a maneira de comemorar aniversário por aqui. A experiência de fazer uma festinha envolve um grande banquete que muitas vezes leva o dia inteiro, pessoas próximas que passam a tarde conversando, nada muito sofisticado [pelo menos na festa em questão, não] e a abertura dos presentes, isso é estranho, num dado momento da festa, o gordinho sentou na cabeceira da mesa e abriu todos os presentes, agradecendo e mostrando as emoções, extremamente constrangedor, eu achei!!! Bom, nós de casa compramos um lego grandão para ele…ideia imbecil…ele não conseguiu montar, e durante a semana seguinte eu e mais três “voluntários” montamos para ele!!! A gente concluiu que o vira é dar um carrinho mesmo!!!! =D

A semana que seguiu não foi nada demais, já estava de saco cheio do Cavilam, de Vichy, da falta de coisas para encher a cabeça, de falta de engenharia e só.. A vida era boa mas não por muito tempo, aquele clima de férias já estava me matando!!! [fresco]. Então foi um semana lenta e pesada, hehe. Na quinta-feira, tivemos um jantar de despedida para mim, ganhei um boneco dos transformers por um desafio de redação que aconteceu em casa, umas fotos e uma carta muito bonitinha da minha mère, foi emocionante, sério!!! Na sexta [27/agosto] finalmente parti da grande Vichy [ironia mode:ON] rumo ao Noooooorte!

Trem até Paris, ônibus [o que rima com ônibus?] para mudar de estação e um TGVoca até Lille. Para quem já viu o filme Bienvenue Chez Les Ch’tis [citado em outro post], aconteceu igualzinho ao filme, no meio do caminho o céu fechou e começou a chover [coincidência?]. Fomos resgatado na estação de Lille Europe por alguns brasileiros e uma van para as bagagens, fomos de metrô para o alojamento e após alguns minutos na chuva [mais do que 30] recebemos as chaves e nos instalamos!!!

O apartamento que eu escolhi tem dois dormitórios e eu optei por dividir com um brasileiro da Poli que conheci em Vichy [Alan, pronuncia-se como oxítona], apartamento este que estava quase careca, tinha uma cama, uma mesa com cadeira e uma estante. [para cada indivíduo] O que aconteceu na semana seguinte?? Muita coisa. Fizemos compras de supermercado, compramos móvies, assinamos papéis, conhecemos os nossos veteranos brasileiros, recebemos padrinhos brasileiros e padrinhos franceses, assistimos a aulas de matemática para pegar o ritmo da marcha, conhecemos a cidade e participamos de uma série de confraternizações, com direito inclusive a strogonoff [que saudade!!!]. A primeira semana é sempre meio caótica mesmo, comecei a acertar a minha vida de verdade agora, tenho quase todos os móveis, meu quarto parece um quarto, tenho uma rotina de limpeza e de lavagem de roupa, tenho comida na geladeira, tudo que daria inveja a qualquer dona de casa!!! A casa vive!!!

No fim de semana passado participei de uma feira chamada Braderie, é a maior feira da Europa, mais de dois milhões de idiotas rodando pelo centro em grandes amontoados de pessoa, e na verdade é a maior feira do rolo que eu já vi na minha vida, o centro fica tomado por barracas vendendo coisas usadas, novas, baratas ou não, comida, e tudo o que você imaginar!!! Foi um bom dia para passear, se misturar com os europeus e comer a especialidade do norte: Moule et frites [mexilhão com fritas], você recebe uma grande panela com mexilhões, um pote de fritas e faz a festa, muita comida, hehehe…O melhor é que depois eu comi a maior casquinha que eu já vi na minha vida!!! Uma coisa engraçada que eu percebi foi a discrição dos europeus, a feira esta fervilhando de gente e mesmo assim era silenciosa [exceto em lugares que tinha música], grandes multidões caladas se deslocando em blocos, tudo a ver com a 25 de março por exemplo!!! Ahhh, e passamos na frente de um restaurante brasileiro aqui, parece ser bom, ouvi dizer que tem feijoada!!!

Bom, essa semana que estamos ainda não acabou e como eu cansei de escrever e logo menos preciso começar a fazer a janta, escrevo depois, e as fotos, durante a madrugada as coloco, não tirei muitas ainda daqui, vou tentar me esforçar!!!

Abraço!
Pa’roots

PS: Não reli o texto, se tiver algum grande erro de português corrija-me. Se for erro de nexo, tenta entrar no raciocínio, eu não pensei pra escrever!!!!

Salut, salut [porque sempre dois?]

Bom, não lembro muito do que aconteceu na minha semana depois de Lyon! Vamos ao fim de semana!

A ideia da viagem era encontrar os meninos do sul da França [Panza e Antonio], então escolhemos uma cidade que fosse no meio do caminho entre as duas cidades [Vichy e Montpellier] que é Valence, como a da Espanha, mas fica na França [não sei e não pesquisei se existe ligação entre elas!]. No fim das contas ficamos só eu e o Lois mesmo. Valence é uma cidade antiga, com influência galo-romana. Na quinta-feira liguei para a mulher do albergue [que na verdade era a casa dela] e pedi para reservar um quarto para mim e para meu amigo, para passarmos o fim de semana, tudo certo, sinal de que o francês está funcionando! Depois fomos para a Gare para comprar as passagens e vimos que daria para pegar um TGV por um baixo preço! Detalhei tudo isso para mostrar como as coisas são acessíveis por aqui, não precisa de grande planejamento e as coisas são resolvidas com um baixo teor de burocracia!! Você precisa, de um lugar para ficar [camping, albergue, hotel… acessar site de turistas da cidade], uma maneira de chegar [trem, avião, carona, carro], energia para andar de montão e um pouco de cara de pau para perguntar sempre que precisar de ajuda e quiser descobrir macetes!!

Sexta-feira fui na soirée com alguns brasileiros e cheguei em casa meio tarde [na verdade bem tarde se você considerar que eu acordei às 5:30]. Arrumei minha mala, dormi meia-hora e saí. Dormi no trem! O segundo trem surpreendeu pela precisão, o primeiro atrasou 15 minutos então chegamos dois minutos depois do horário marcado e perdemos o trem!!! Deveríamos esperar uma hora para o próximo trem para Valence, nesse meio tempo compramos alguns itens que esquecemos [blusa de frio para o Lois e um toalha para mim, esqueci a regra do guia do mochileiro das galáxias], comemos alguma coisa e demos uma volta pela estação. Tudo certo com o próximo trem, chegamos no fim da manhã em Valence. Fomos direto para o albergue e chegando lá percebi um erro sutil de francês que eu cometi quando fiz a reserva. O que disse na reserva: Une chambre pour moi et mon ami [Um quarto para mim e meu amigo]. O erro sutil: Quando eu digo em francês: Mon ami eu não consigo diferenciar masculino de feminino pela pronuncia, ou seja, quando falo Mon ami é entendido que é minha namorada!! O que me levou a concluir que tinha feito cagada: O quarto era rosa e com uma cama de casal, somente!!! [Mandou bem Parrudo!!!] Vivendo e aprendendo.

Bom depois, dessa surpresa, pegamos uns mapas, almoçamos e fomos para o Office de Tourisme [como sempre]. A moça fez umas anotações, deu horário de ônibus, informou sobre monumentos e tudo o que podíamos fazer em Valence. Passamos uma tarde agradável conhecendo todo o centro histórico, igrejas, casa antigas, um jardim dentro de um parque sensacional, um jardim fora de um parque, e etc… Fim da tarde voltamos para tirar uma soneca e tomar um banho para jantar. Jantamos em uma pizzaria e fomos mais uma vez surpreendidos, agora uma boa surpresa, quando o garçom tirou os pratos nós perguntamos sobre a conta e ele disse: “Não é porque estou tirando os pratos que vocês devem partir!!”. Achei curioso, normalmente isso indica que o restaurante te convida a sair, aqui além de ser diferente as pessoas levam a sério, tinha uma dupla de garotas comendo quando chegamos e de noite quando voltamos para o quarto eles ainda estavam lá!!! Bom, esta noite, conhecemos outra parte da cidade, um pouco da vida noturna, tomei um sorvete de pistache [estava bom mama, você teria gostado!!] e voltamos para casa.

Domingo, café da manhã, demos adeus à senhora e resolvemos visitar uma cidade ao lado para escalar uma montanhazinha e conhecer as ruínas de um castelo do século 11, se não me engano. Foi o que fizemos: busão, Office de Tourisme [de novo], pegamos um mapa com um trilha imaginaria e subimos até as ruínas. Sem comentários, qualquer um sobre, ninguém paga nada, você pode ir até onde conseguir [ou até onde tiver coragem] e a além do mais a vista lá de cima é impressionante!!! Passamos uma bela manhã, esperamos uma hora um ônibus, voltamos para Valence, visitamos um reservatório de água bonitinho mas meio nulo num bairro árabe semi periférico e depois pegamos chuva até nos abrigarmos num McDonald’s a 2,5 km do centro!!!

Não me prolongo mais, conhecemos uns pontos que faltavam, passamos o resto da tarde no parque gravando vídeos com depoimentos, revendo as fotos e ouvindo Groove Metal!! Pegamos o trem e depois o TGV [rápido pra ca@#$%o][tinha um casal sentado em nossos lugares e fomos obrigados a expulsá-los]. O TGV atrasou e nós quase perdemos o último trem para Vichy!! Quase dormimos na estação, hehehe. Chegamos bem [cansados] e assim acabou um fim de semana divertido em uma cidade histórica. As conclusões foram, nunca fale que é SEU amigo, não esqueça toalhas e cuidado com horários de trens muito próximos.

Acho que é isso, já escrevi demais eu acho!!! Logo menos coloco as fotos, preciso terminar de trocá-las com o Lois e logo menos também conto sobre esse último fim de semana!

Abraaaaço,
Gullerme [como os franceses escrevem meu nome, mania estúpida!]

PS: Agradecimentos à Mari que cedeu um tempo de fofocas para eu atualizar o blog!!!
PS2: Eu não reli o texto e o português anda meio duro, corrija-me se encontrar algo muito feio!!

Eu sempre atrasado!! Vou parar de prometer no final dos posts que eu vou atualizar logo, é muito difícil de cumprir e eu acabo passando por mentiroso!!

Bom, no fim de semana passado eu de fato fui para Lyon no sábado, não lembro de como foi a paisagem no caminho, de trem e tal, porque dormir! Na noite de sexta-feira não deixei de marcar presença na soirée [afinal é o ÚNICO evento que acontece nas terras de Vichy] e cheguei em casa um pouco tarde [cedo], dormi pouco e resolvi que dormiria mais no trem!! A dica da vez é: dormir em trens é horrível, parece que os projetaram para você ter torcicolo!!!

Chegando em Lyon pela Gare Perrache [estação de trem que deixa no centro velho], encontramos o Matheus [Mago] que está fazendo curso de francês em Lyon e começamos a nossa caminhada rumo ao centro de informações turísticas. No caminho encontramos uma igrejinha e uma estátua do Ampère [o cara da corrente elétrica]. Com a ajuda de mapas e GPS qualquer turismo fica facilitado, é outra coisa que aprendemos nessa viagem. No Office de Tourisme [lugar para os turistas se informarem] nos deram um grande mapa da cidade, com atrações, monumentos, museus, restaurantes e todo o tipo de coisas legais para turistas curiosos; além de uma rota sugerida para conhecermos os melhores lugares!! Fizemos isso, tiramos fotos na praça e partimos, pegamos um bondinho, conhecemos a Basilique Notre-Dame de Fourvière [acho que todas as cidades da frança tem uma igreja com esse nome], o teatro galo-romano, a rua principal com lojas, um muro pintado e outra igreja no centrão! Isso tudo deu fome, comemos um kebab [equivalente ao churrasco grego paulistano, hehehe, mas mais elaborado]. Continuamos conhecendo uma praça com uma fonte e o museu de arte moderna [grande demais, nos perdemos lá dentro e depois de algumas horas resolvemos sair]. Este museu tinha peças que datavam dois mil antes de cristo, isso me deixou bem impressionado, você já parou para pensar em 4000 anos atrás?? É muito velho, é muito estranho!! Foi ao mesmo tempo um tanto quanto macabro!! Depois disso resolvemos dar uma volta de metrô e conseguimos chegar a um parque bonito, onde passamos o final da tarde, até voltarmos para a estação e dormirmos loucamente no trem de volta!!

No domingo eu fui para uma cidade com a família de accueil que se chama Magnet [pronuncia manhê], ela foi o primeiro vilarejo a receber eletricidade, tanto para uso doméstico, quanto para uso rural. Visitamos um museu da eletricidade e o próprio dono disse que a cidade foi cobaia do governo, que deu a aparelhagem e quem gostasse depois de um ano podia comprar. O museu tem peças bem antigas, desde geradores de eletricidade do começo do século passado e máquinas para refinar trigo, até aspiradores de pó e milhares de cafeteiras elétricas beeeem antigas. Foi uma viagem do tempo interessante, chocadeiras elétricas, batedeiras, máquinas para tirar leite, motores antigos, geradores à diesel, válvulas elétricas, e todo o tipo de diabrura elétrica e antiga. A parte mais interessante foi a utilização medicinal, tratamento com choque, campo elétrico e coisas que você não gostaria de imaginar. Se você tem medo de dentista hoje em dia, tente imaginar uma cadeira de dentista com mais do que 80 anos, e agora suponha que os equipamentos são elétricos!!! hehehehe

Como de costume vou deixar uma semana de atraso em meus posts [é aquela velha teoria que eu falei não faz muito tempo]. Nessa semana que passou tentei marcar uma viagem com os rapazes do sul, não deu , mas mesmo assim fui viajar com o Lois para uma cidade ao sul de Lyon. Agora, fotos, experiências e comentários, só no próximo post.

Beijos, abraços e apertos de mão.
Gui

Bonjour!!

Hoje estou motivado, apesar de muito cansado também!! Acabei de voltar de um passeio [comentarei mais embaixo] e já muito incomodado com a falta de posts, reservei alguns minutos antes de dormir para atualizar geral!! Eu menti no último post, não atualizei no dia seguinte!!

Bom, segundo me lembro, a última coisa que contei foi o meu passeio à Charroux!! Continuo.. Na semana pós Charroux eu não me lembro de qualquer relevância que mereça ser contada, tive aulas normais e tive que optar por uma nova aula da tarde. Escolhi estudar a arte na França. Este curso estava indo muito bem, tivemos uma semana agitada e o nível da sala estava mais alto do que o meu, então estava sendo extremamente motivador e dando um efeito positivo no meu desenvolvimento [discurso beeem genérico, imagine qualquer cenário e coloque o mesmo discurso, funciona hehehe], mas, infelizmente por falta de alunos, tive que mudar novamente, e agora faço civilização!!! Gostaria de deixar aqui também o meu desapontamento para com os orientais da minha aula da manhã, eles são ótimos com a gramática e a escrita, mas em termos de compreensão e expressão os caras penam que dá dó [espero que eles não leiam isso]!! A sala está descontente também e todos estão pensando em mudar de sala já que a professora não toma nenhuma atitude! [só um desabafo de leve][relendo este texto percebi que ele não tem ritmo, desculpe!]

Terminada a semana, no fim de semana passado, a minha família convidou a tchurma para ir à Gannat. É uma cidade razoavelmente famosa [na região] e onde ocorre um festival de rua de culturas, envolvendo desfiles de várias comissões representando os países, é um mini carnaval [a comissão do Brasil teve a maior foto no jornal, ;)]!! Não conhecemos bem a cidade, fomos direto para um antigo mosteiro que foi comprado por uns amigos da família [eu espero que não tenhamos invadido mesmo] onde pudemos conhecer a estrutura do prédio, uma antiga capela e a horta/pomar dos caras [monges italianos]. A proposta era colher frutas [ameixas, maçãs, tomates e peras (tem acento?)] e uns vegetais [pimenta, pepino, batatas, etc…eu não sei se são vegetais!!], e deu certo, passamos a tarde colhendo frutas e depois paramos para descansar, foi neste momento que [com plena falta do que fazer] compusemos o Blues do Mosteiro!!! Eu, um francês [Guillaume] e um russo [Denis, que estava mais dando pitaco] com um guitalele [cruzamento de um uquelele com um violão] escrevemos uma letra bem porca e, com uma mistura de sotaques ridículos, cantamos quase que animados!!! Foi legal, ok??? Resultado: Caixas e caixas de frutas e a certeza de que eu não nasci para fazer blues [o russo muito menos]!

Domingão, pegamos o bus às 5 da manhã com o CAVILAM com destino à Eurodisney [eeeeee]!! O caminho foi longo, demorado e com paradas aleatórias para esticar o esqueleto. Chegamos no parque [que fica a leste de Paris] em torno de 10:30 e fomos liberados até às 19:45!! A estratégia foi de guerra, tínhamos pouco tempo e dois parques a conhecer, pegamos os mapas [alguns em alemão, não sei porque!!] e [como um bom grupo de engenheiros] fizemos as melhores rotas para os melhores brinquedos!!! Foi corrido, a gente basicamente se deslocava rápido, tirava fotos e deixava para comer nas filas dos brinquedos. Foi meio que por golpe de sorte que as filas não estavam grandes [só tivemos problemas com a fila do Peter Pan, que merda!!!] e depois de frio, chuva, sol e mais sol, conseguimos matar os dois parques!! Os brinquedões eram muito parecidos com os da Disney de Orlando [como meu pai disse, são a mesma empresa!!] e os recomendados são: A torre do hotel doido, a do Aerosmith e Space-mountain, superb!!!! Voltamos para casa sob chuva forte umas 2:30 da manhã de segunda, foi tensooo!!!

E essa foi a minha semana passada!!!! Ótimo, agora volto a ficar com uma semana de atraso nos posts!!!
Mas só para situar, hoje visitei Lyon e amanhã vou visitar a primeira cidade da França a receber eletricidade!!! Farei um post dedicado logo menos sobre esses dois passeios, e as fotos, atualizarei-as agora!!!!

Beijo do gordo!!
Guii

Dica 1: Não tente fazer um blues com um russo! Eles não entendem e não sabem apreciar o Blues!!
Dica 2: Não vá no brinquedo do Peter Pan, ele tem filas que duram mais do que uma hora [sempre] e o passeio não dura mais do que dois minutos!!! É triste demais!! Agora, se você tem um filho pequeno ou uma namorada que acha o Peter “fofinho”, você está frito, trate de ter paciência!!!

Eu sei, eu sei, sou horrível para manter blogs [me disseram isso hoje, então percebi que estava na hora]!!! Eu pretendia escrever este post há oito dias atrás, mas não deu, eu fui empurrando com a pança e cá estamos!!

Pelo o que semi lembro, estava escrevendo sobre semana passada e a compra do meu celular! Bom, vou falar a partir daí mesmo, depois desta compra voltei para as aulas e o professor da tarde acariciou o celular do gaúcho [foi estranho de se ver][informação inútil]!! Depois da aula, fomos visitar um castelo chamado Château de La Palice que se me lembro bem [boa piada], foi construído entre os séculos XI e XIII e depois comprado pela família que é dona até hoje no século XV. Boa parte do castelo foi saqueada e destruída pela revolução no século XVIII e a vibração causada por uma rodovia quase colocou a capela no chão. Hoje em dia, uma parte do castelo ainda é habitada pela 35ª geração da família e eles transformaram a outra parte em museu para juntar dinheiro e reformar o meninão todo!! Não tenho fotos do interior pois uma velhinha semi-escrava [trabalha 6 dias da semana, o dia inteiro, para fazer visitas] do castelo disse que saqueadores usavam fotos para escolher as próximas “saqueadas”[parece uma história doida mas eu não duvído não!].

No sabadão fui visitar uma enorme cidade chamada Charroux [Charroux tem 350 habitantes]!! Ela foi importante no passado para alguma manobra militar ou pelo comércio [chute baseado em qualquer indício da história européia: uma cidade é importante por governo, militares, comércio ou igreja!!] e hoje em dia, pela sua arquitetura e importância histórica, ela está listada entre uma das cidades que você não deve deixar de visitar na frança [cidade de importância histórica e cultural, e a lista é do governo francês mesmo]. Ela também produz muita mostarda!!! Um detalhe interessante é a igreja do século XI, que é macabra por fora e mais macabra por dentro [vejam a aba fotos], ela também é bonitinha. A cidade [vilarejo] é construída em camadas e ainda é possível ver os resquícios do dois muros principais e as torres principais também, e, acreditem ou não, tem albergues!!!

Eu prometi que ia explicar aquela frase de abertura!! Quinta-feira passada, eu fui à sessão de cinema do cavilam e o filme era “Bienvenue chez les ch’tis” [difícil de traduzir em português]. Esse filme conta a história de um cara do sul da França que acaba transferido para o norte, para uma cidade ao lado de Lille [a cidade que eu vou morar], e que tem que ir sozinho porque sua mulher não quer ir. Todo o filme é pautado no preconceito/medo que a França tem com o Norte, e aos poucos ele mostra bem que as coisas não são bem como diz a lenda. O filme é bem engraçado e eu vou tentar colocar o trailer aqui embaixo!! A abertura com o “Cha va, biloute?” é como os franceses do norte dizem a saudação Ça va?, eles tem um sotaque chiado e n manias de linguagem muito engraçadas, então esta saudação é como eles se cumprimentam mesmo. Esse biloute é como eles se chama entre eles, como cara [só que se eu não me engano biloute quer dizer piroca]. Uma felicidade pra mim é que só o pessoal do campo fala assim, então, teoricamente, eu conseguirei acompanhar as aulas!!!

Este post está bem atrasado!! Sobre a semana passada e este fim de semana que passou eu falo num próximo post, amanhã talvez!!! Eu deveria divulgar fotos mas ainda não tive tempo de arrumá-las aqui no PC, então farei isso amanhã depois da aula, também!!!

Aqui está bem tarde, então entendam por favor, eahuhe!!

Beijos e abraços,
Guilherme

PS: Vale a pena salientar que eu nunca releio os meus posts, se tiver muitos erros, estiver mal escrito ou for repetitivo, finja que não viu, ok??

Cha va, biloute?? [ch’timi]

Admito que tenho sido um pouco relapso quanto ao blog, demoro para colocar fotos, demoro para postar e não respondo comentários, agora, o que eu vou fazer quanto a isso [honestamente] nada. Não de sacanagem, é que é complicado, os dias são cansativos e muito longos e não é sempre que tenho disposição!! Mas postar com este delay é interessante porque me induz a colocar só as coisas que marcaram mesmo [blablabla, chega]…

Continuando, fim de semana passado foi extremamente tranqüilo [trema returns], como existia uma possibilidade de eu ter que visitar o consulado do Brasil em Paris não reservei nenhum passeio ou viagem [ou horário para fazer a unha], então fiquei por aqui. Sexta, como de costume, fomos à soirée [noitada, que ironicamente acaba antes das velhinhas irem dormir] e saímos com uns veteranos de Lyon que vieram nos visitar. Domingão perdi no mini-golf para um suíço que mora comigo [mas ganhei do chinês] e mais pro fim da tarde estava com os brasileiros no gramado e fomos abordados por um francês-bêbado-semi-mendigo-chicano-pitboy que mandou a geral ficar quieta [em português], arrumamos uma confusão em escala pequena [1:10, turuts] e agora ele não fala mais com a gente!!!

O desenrolar da semana não foi muito mais emocionante do que a discussão de domingo! Tivemos aulas, aulas e aulas; e conhecemos o lado sacana [ou honesto] de uma operadora de celular [para não citar o nome foi utilizar o apelido: laranja]. Fomos até esta tal operadora laranja na segunda de manhã com o desejo de um celular específico [estava em falta] e apesar de o amabilíssimo vendedor difamado pela própria mão [eufemismo para filho-da-puta] ter falado inclusive mais rápido para nós não entendermos, conseguimos colocar os nossos nomes numa hipotética lista de espera. Esta jornada estava apenas começando! A descrença nessa lista nos fez retornar todos os outros dias da semana para procurar o tal celular e na sexta-feira, sem mais saco algum, resolvemos retrucar. Alegamos algo como não ser possível chegar celular todos os dias e sempre ter esgotado, estarmos indo todos os dias sem sucesso e a lista de espera não servir para nada…Resultado: estranhamente, algum entregador possuído, tinha acabado de deixar [no momento em que conversávamos] três aparelhos lá atrás!!!! Agora, a discussão é: eles estavam mesmo de sacanagem, ou só estavam respeitando com muito rigor a lista de espera, afinal o “entregador” só apareceu depois de termos mostrado nossos nomes na lista!!

Bom, vou parando este post por aqui, caso contrário não teria sentido o “pt.1” no cabeçalho… e também para ele não ficar enoooorme [e eu conseguir criar uma curiosidade estilo novela das oito, me sinto quase como um Silvio de Abreu]. No próximo explicarei o porquê [não deve estar escrito certo] da saudação e como foram os passeios cujas fotos publicarei em breve….

À bientôt

(Saudação genérica)

Sábado passado fiz o que havia dito, fui mesmo jantar na casa de um amigo e lá conheci de perto uma verdadeira família francesa e seu ritual da janta. Pelo que a gente percebe daqui os franceses lutam para trabalhar menos para que eles consigam ter tempo para jantar. O tal jantar que falei começou, com atraso, às 20:30, enquanto nos servíamos de canapés e queijo(entrada nº1) a anfitriã servia bebidas de todos os calibres e alguns outros convidados (chineses) acharam que seria uma boa ideia misturar as bebidas da casa [isso tornou as coisas mais engraçadas]. Terminada a seleção de canapés iniciou-se o round de saladas, umas 4 ou5 diferentes [incluindo uma coisa estranha que parecia gelatina de presunto e ovo e que é misteriosamente gostosa], neste momento eu já estava praticamente satisfeito!! Não era suficiente a salada toda, recebemos uma torta de queijo muito boa que aí sim foi suficiente para me deixar satisfeito!! Nesta parte do jantar que já era perto de 22 horas, os nativos resolveram sair da mesa para dar um tempinho na refeição, pensei comigo, está terminado, eles vão voltar para a sobremesa [NOT]. Quando eles voltaram trouxeram o prato principal, uma carne sensacional e um frango xadrez [xadrez não ficaria melhor com s no final??], foi difícil de comer, apesar de estar incrível!! Para não me alongar, a sobremesa foi mousse de chocolate com um rum estranho e o café eles tomaram com whisky!! E ainda tinha a opção de uma champagne e outras tortas doces… Resumo da história: Cheguei em casa à meia-noite, os chineses [uma em especial] ficaram levemente doidos [comédia] e percebi que o jantar para eles é um momento interessantíssimo de aproximação na família, é como um ritual mesmo. Très joli!

Sem grandes relevâncias no começo da semana, além de uma apresentação em que fui avaliado pelo professor como um cara que fala para a própria barba [parler dans sa barbe] e que apresenta com alguma demência [ótimo!!!] e de ter finalmente feito a carte 12-25 que me dá descontos em trens. Esta quarta-feira não tivemos aula porque era o dia 14 de julho, o dia da bastilha [uou], feriadão, rolou um pique-nique e depois todos resolveram se perder para achar o estádio onde teria uma partida de futebol para os alunos. Escolhemos aleatoriamente um estádio bem longe e fomos a pé, debaixo de um sol de 34ºC, a novidade, não era lá. Perdidos por Vichy por uma hora mais ou menos, conseguimos um bronzeado e conhecer todas as quebradas da cidade [cidade pequena], foi um passeio bonito. O que não foi bonito foi o futebol, todos os estrangeiros tem algum gostinho a mais de jogar futebol com brasileiros, rola um mito de que todo brasileiro joga muito desde pequeno, o resultado foi meio desastroso mesmo, um dos times de brasileiros teve um relativo sucesso, o meu, não!!! Acabei, como de costume, jogando de âncora no time e machucando um dedo do pé [a dica: não jogue futebol de campo, descalço, enquanto os outros usam chuteiras de cravos!!].

Para terminar este dia de ouro, fomos ver a queima de fogos em homenagem ao tal dia da Bastilha, o que aconteceu a meu ver foi uma homenagem ao dia internacional do rock [13 de julho]. A apresentação foi na margem A de um rio que tem na cidade e nós ficamos na margem B, amontoados com franceses fumantes [redundância e aliteração]. Começou com várias pessoas passando em canoas com velas [na verdade eu não sei se fazia parte do espetáculo ou eles estavam perdidos] e depois pontualmente uma voz introduziu o evento. A queima de fogos durou uns 15 minutos [eu acho] e foi repleta de músicas extremamente nacionalistas como  smoke on the water, with a little help from my friends [versão do Joe Cocker] e come as you are. O mais interessante de tudo é que não tocaram o hino! Nós assistimos 15 minutos de apresentação ao som de [bom e velho] Rock n’ Roll e depois fomos embora sem nem cantar o hino!!! Doido demais [detalhe para um trocadilho que foi percebido com a música smoke on the water, sacaram??]

A ideia é fazer textos pequenos para motivar as pessoas a lerem!!

Chega de lero, já é tarde [cedo quase] e eu preciso dormir.

Aquele abraço,

Guillaume

A Rotina

Bonjour…

Alguns se passaram e aos poucos a vida vai entrando na normalidade. Passei essa semana tendo aula de manhã e Atelier sobre a vida universitária a tarde. A aula da manhã é interessante, a professora é incrível e tem um pessoal divertido na sala, a aula corre!!! O Atelier é um pouco mais delicado, hehe, o professor conversa como se fôssemos nativos, tem um grupo de 2 koreanas, 1 tailandesa e 1 kazak [parece piada não?] que realmente enchem o saco [o papo do Panza sobre porrada esclarecedora], e a matéria é pouco interessante, como o próprio professor disse!!1

Durante os fins de tardes eu e a galera passeamos pela cidade, pelo centro, pelo shopping, para conhecer o ritmo daqui, comprar coisas que não trouxemos do Brèsil, e pesquisar sobre celulares [que dúvida!!!].

Esta sexta à noite [como todas as sextas] teve uma soirée [noitada], é uma espécie de baladinha feita só para os alunos do Cavilam, muitas culturas misturadas, músicas doidas do mundo inteiro e muuiiiittttoooo calor… ninguém conhece ar condicionado por aqui!!! Comentário: Os cíprios [acho que é quem nasce no Chipre] dançam engraçado uehaeuhuae

Hoje, sabadão, vou almoçar no centro, visitar uma cidade chamada Saint Pourçain, mais tarde jantar na casa de um amigo e talvez sair à noite, bom, verei!!!!

As fotos de todas as “coisas” serão colocadas no Picasa, logo logo, assim que eu conseguir usar, =D!!1

Nos falamos,

À bientôt..

PS: Tinha uma koreana, uma tailandesa e uma kazak na balada, qual o nome do filme??? uaheuaheuh

A Via Sacra

Alô Alô,

Eu dormi um pouco noite passada, na verdade não mais do que o que eu estou acostumado, então posso gastar um pouco da madrugada para atualizar o que gostaria.

Quando eu penso em viagem de avião sempre bate aquela alegria de criança feliz, não sei ao certo porque, se você pensar é uma longa jornada, com pessoas desconhecidas, onde você fica confinado e sua vida fica por quase um fio, é quase que como um presídio super-lotado [acho que o hífen não existe mais, né?]. B0m, esse pensamento meio que mudou.

Saímos de São Paulo no começo da noite, umas 19:30. No avião resolvi arriscar ficar em um lugar com um desconhecido ao meu lado e adivinha, como de costume me dei mal. [Nada contra gordinhos] Era um gordinho folgado que dormiu com o cotovelo na minha barriga boa parte da noite, a cadeira não me deixou dormir e fui obrigado a assistir dois filmes da sessão da tarde, super!

Chegamos em Madri mais ou menos às 11 horas no horário local e meu voo de conexão saia às 12horas, o detalhe interessante é que o aeroporto de Madri é o quarto maior da Europa e o 11º do mundo! Chegamos no terminal 4 e tivemos que pegar um trem até o terminal 4S, onde deveríamos encontrar a plataforma k79 [deu pra ter uma ideia do tamanho?]. Bom, depois de muita corrida, atrasamos a decolagem, e embarcamos com um mar de encaradas feias [Anunciaram no avião que o atraso era por causa de passageiros embarcando depois, =D].

A chega em Paris foi mais tranquila, tirando o fato de que dois amigos tiveram duas malas extraviadas [um para um, óbvio!]. Tentamos ligar por um telefone público e tive 3 euros roubados. Fomos para a Gare de Lyon [linda] e embarcamos em um Teoz Corail às 18:01 [exatamente!]. Mais 3 horinhas e CHEGAMOS!!

Conheci minha família de accueil [pessoas incríveis, Mme Martin] um chinês e um chileno [pessoas bacanas [adiscussão sobre a validade da palavra bacana não será feita aqui!]], tomei um banho e dormi!!!!!

Dica útil, a Europa não foi feita para malas grandes e com mais de 20 kg, muito menos duas que somam mais do que 45kg!!!! [Bem que minha professora dizia!!]…

A viagem foi tensa e corrida, valeu o sufoco!!

Abraço a todos,

Paroots!!

PS: Tirei fotos, só não consegui passar para o PC ainda, paciência!!!

PS2: O horário é sempre referente ao próprio fuso-horário [o papo do hífen de novo].

Senhoras e senhores,

Depois de sofrer algumas semanas de provas e ter abandonado completamente isso aqui venho fazer um post de atualização do meu status….

Estou extremamente cansado depois de mais de 21horas de viagem. Entre dois aviões, uma van, um trem e um carro consegui desbravar o velho continente e chegar, finalmente, na tal Vichy!!

Não vou me alongar neste aqui, só quero dizer que tudo correu bem, a família que me acolheu é incrível e que amanhã a noite colocarei uma pequena historinha de minha longa jornada, cheia de altos e baixos, desde corridas em aeroportos até telefones comendo moedas!!!

Um grande abraço a todos,